0

Quais vidros podem ser usados com segurança em portas automáticas?

As vantagens da porta automática de vidro passam pela estética, mas, esse tipo de porta também facilita o acesso em locais de grande fluxo de pessoas. Além disso, deixa o ambiente mais silencioso e otimiza o ar condicionado, porque a porta será aberta e fechada apenas quando houver necessidade. Só que para você ter esses benefícios é preciso usar vidros adequados para esse fim. Você tem vontade de instalar uma em seu imóvel? Então, descubra os vidros que devem ser usadosnas portas automáticas.


Vidros de segurança: laminado e temperado


A instalação de porta automática de vidro deve ser feita somente com vidros laminados e vidros temperados, os chamados de vidros de segurança, conforme determina as normas ABNT NBR 15202 Sistemas de portas automáticas e ABNT NBR 16025 – Sistemas de portas automáticas – Requisitos e métodos de ensaios.
Esse vidro é conhecido como vidro de segurança porque sua utilização é em locais onde há grande circulação de pessoas, como shoppings, aeroportos, universidades, indústrias e estabelecimentos de saúde, mas, também pode ser instalado nas portas automáticas em residências. Conheça as diferenças entre vidro laminado e vidro temperado:


Vidro laminado


Criado pelo químico francês Edouard Benedictus em 1903, o vidro laminado feito com uma chapa de vidro laminado, duas ou mais camadas de vidro e uma película de filme de etileno vinil acetato (EVA) ou polivinil butiral (PVB). Esses materiais são prensados com calor e pressão controlados que tornam o vidro seguro mantendo a transparência. O vidro laminado também abafa ruídos e ainda bloqueia 99% dos raios UV (ultravioleta).

Usado em pára-brisas de carro vitrines, aquários, entre outros, as principais características do vidro laminado é evitar ferimentos em caso de quebra, isso porque enquanto os estilhaços de um vidro comum quebrado ficam espalhados, os estilhados do vidro laminado ficam presos na película de EVA ou PVB ficando com aparência de uma teia de aranha. O fato do vidro laminado não estilhaçar ao quebrar o faz resistente a tal ponto de ser resistente a terremotos.
Outra qualidade do vidro laminado é a versatilidade de espessuras e cores. É possível encontrar vidro laminado de 6 mm, 8 mm, 10 mm e 12 mm. Em relação às cores, tem vidro laminado incolor, cristal claro, azul, cinza e bronze. E tem mais! Com o jateamento de vidro dá para criar efeitos para obter cores e padrões que deixam a porta de vidro automática com design exclusivo.


Vidro temperado

O vidro temperado é obtido do vidro comum e a produção é por meio da têmpera, um tratamento térmico sob temperaturas de 650º a 700º com jatos de ar frio. O vidro temperado pode ser feito também com a têmepera química, onde acontece uma troca de íons. Nesse procedimento, uma lâmina de vidro é colocada em um grande tanque com nitrato de potássio derretido e esta substância se mistura aos óxidos de sódio do vidro.

Esse tratamento explica a principal característica do vidro temperado, a resistência. O vidro temperado é 6 vezes mais forte que o vidro laminado e suporta choques térmicos de 200º.  Por isso, o vidro temperado é usado para box de vidros, tampos de mesa, envidraçar sacadas, janelas e pára-brisas de carros e tampos de mesa. A resistência do vidro temperado faz com que ele aguente o impacto de 1 kg vindo de uma altura de 2 metros. Entretanto, se houver quebra do vidro temperado, os estilhaços ficam presos na película.

As demais vantagens do vidro temperado é a versatilidade de espessuras e cores. É encontrado em chapas de 4 a 10 mm de espessura, nas cores incolor, azul, verde, marrom e cinza, além de ser possível aplicar serigrafia para criação de design exclusivo. Entretanto, uma das poucas desvantagens do vidro temperado é não poder fazer furos, cortes e recorte após o tratamento térmico do processo de fabricação.

E a porta automática de vidro com sensor?

As portas de vidro automáticas com sensor têm sua abertura e fechamento por sensores de presença. Há possibilidade de integrar a porta automática com controle de acesso, o que faz o acionamento ser por meio de código de barras, biometria ou leitores de proximidade. Esse tipo de porta automática também segue as normas ABNT NBR 15202 - Sistemas de portas automáticas e ABNT NBR 16025 – Sistemas de portas automáticas – Requisitos e métodos de ensaios e é instalado em locais com grande fluxo de pessoas.

Tirou suas dúvidas sobre os vidros que podem ser usados em portas automáticas? Deixe seus comentários e leia mais conteúdos. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails