0

Mês a mês: como planejar o casamento dos sonhos


Organize o seu casamento com um ano de antecedência para evitar preocupações no grande dia
Você até pode ter passado a vida toda sonhando com esse momento, mas quando o pedido de casamento finalmente chega e você precisa planejar o grande dia, nem sempre você sabe o que fazer.



A organização de casamento deve começar pelo menos um ano antes. Parece muito tempo de antecedência, mas, no meio do processo você vai entender como planejar um casamento é uma tarefa repleta de detalhes, mudanças e imprevistos.
Durante esse período, não se assuste e organize seu casamento como você sempre quis. Saiba como:


Um ano 

A data do casamento é o primeiro item que precisa ser decidido. Essa informação será essencial para todos os seus fornecedores. Se você estiver considerando casar em um local disputado, dê esse passo ainda mais cedo.
O orçamento também precisa ser definido antes de contatar os serviços para o grande dia, além do estilo da celebração, que ajudará a fazer a escolha certa de todos os itens para tornar o dia especial.


11 meses

Inicie esse mês fazendo uma pré-lista com os convidados que você gostaria de convidar. Ainda não é necessário que ela esteja completa, pois muitas vezes, ao consultar os fornecedores, você naturalmente fará a adaptação conforme os custos e os serviços.

Depois, é o momento ideal para pesquisar e orçar os fornecedores mais concorridos, como cerimonial, fotógrafo e decorador. Esses profissionais são muito procurados para casamentos e, caso você sonhe com um serviço específico, não demore para fechar.
Se houver uma cerimônia religiosa, faça a reserva do local, pois templos e igrejas costumam fazer cerimônias em dias e horários pré-determinados, o que limita o número de casamentos realizados.

10 meses

Após analisar os serviços mais disputados, comece a fechar os contratos. Além disso, procure e defina o espaço ideal que vai comportar a celebração, considerando o estilo escolhido e o número de convidados.

Para que você organize seu casamento com tranquilidade, prossiga com a busca e a contratação de fornecedores que têm agenda mais flexível, como o buffet, a iluminação e DJ, orquestra ou banda.
Você também já pode começar a buscar o vestido de noiva dos sonhos, principalmente se ele for feito sob medida para você. Até a data do casamento, serão diversas provas!

9 meses

Chegou a hora de envolver seus convidados mais especiais! Faça o convite para os padrinhos e madrinhas e converse com os pais dos pajens e das daminhas para verificar se os filhos podem cumprir essa função.

Além disso, envie um save the date para toda a lista, que, a essa altura, já deve estar fechada. Se o seu casamento tiver um site, o inclua.
Resolva também os últimos detalhes para a cerimônia: envie a documentação para o local onde será a parte religiosa ou contrate o celebrante para realizar a cerimônia no local da festa.

8 meses

Faltando oito meses para o “sim”, é o momento de se dedicar à comida e à bebida. Por isso, defina o cardápio com o buffet e contrate o bar de drinques.
Também é o momento de contratar os serviços que vão evitar imprevistos, como geradores, toldos e aquecedores. Confira se o local necessita de outro tipo de infraestrutura para garantir a contratação a tempo.

7 meses

Agora, é a vez de dar atenção especial à lua de mel. O casal provavelmente já tem uma ideia de onde deseja passar os dias após o casamento ou, ao menos, o que gostaria de fazer nesse período.
Procure a agência de viagens ou faça o roteiro e o orçamento por conta própria para uma viagem personalizada. Não se esqueça de verificar se documentos como passaporte, visto e carteira de vacinação estão em dia.

6 meses

Mais uma vez, volte a sua atenção aos seus convidados e encomende os seus convites. Certifique-se de possuir o endereço atualizado dos participantes.
Para fechar, reserve o local para a noite de núpcias e faça a primeira prova do vestido.

5 meses

Nesse mês, os convites devem estar nas mãos do calígrafo ou da gráfica, pois serão despachados em breve. Não deixe de conferir se informações como o nome dos noivos e o local do casamento estão corretos.

O momento também deve ser para pensar na mesa do bolo e dos doces, principalmente se você pretende adquiri-los à parte. Faça as degustações e defina a aparência que eles terão, além de conferir com o decorador se será preciso de algum objeto de decoração para dar destaque a eles.
Para finalizar, faça a lista de presentes e atualize o seu site, além de reservar o dia da noiva.

4 meses

Quatro meses antes, é hora de se dedicar aos trajes. O noivo deve escolher, experimentar e reservar o seu. As roupas dos pajens e das daminhas devem ser escolhidas, assim como a das madrinhas, caso você opte por combiná-las.

Os noivos também precisam definir as músicas para a cerimônia e avisar ao cerimonial, e, ainda, selecionar o estilo que gostariam de ouvir durante a celebração para que o DJ ou banda possa preparar o repertório.

3 meses

Como organizar um casamento tem mais atividades no último trimestre, a partir de agora, a vida do casal começa a ficar muito mais movimentada com os preparativos.
O mais importante é realizar o envio dos convites. Os noivos precisam se planejar para fazer a entrega presencial e via serviço postal.

O período também deve ser dedicado ao visual da noiva. Ela usará véu e grinalda? Quais serão os acessórios? Como será o cabelo e a maquiagem? Caso falte comprar algum item, esse é o momento.
Se o casal terá um casamento civil, é preciso providenciar a documentação necessária para a formalização da união.
Feche o mês fazendo reuniões com os fornecedores para garantir que tudo estará de acordo com as expectativas do casal. Defina e contrate as lembrancinhas.

2 meses
Acerte os últimos detalhes, como o carro para os noivos, a ordem de entrada do cortejo, quem entrará com as alianças e alinhe tudo com o cerimonial. Também escolha o buquê e as alianças, que não podem faltar.

Combine com o buffet a degustação do cardápio e defina o menu. Se algo não estiver como o casal espera, esse é o momento ideal para fazer mudanças.

1 mês

Com a proximidade da data e o aumento do frio na barriga, é hora de provar pela última vez o vestido da noiva e ir buscar todos os trajes o mais rápido possível. Faça o teste de cabelo e maquiagem para conferir se esse é o visual que a noiva deseja.

Nas últimas semanas, ligue e confirme o serviço com todos os profissionais, prepare os votos e agradecimentos e deixe prontas as malas para a lua de mel. Se houver, faça o ensaio do casamento.

Dias antes, deixe seus fornecedores e convidados com os contatos de emergência, pois, no grande dia, não deve haver nenhuma preocupação para os noivos, apenas a vontade de realizar um grande sonho.

Para ajudar na organização do casamento e no planejamento mês a mês, separamos um check-list de casamento bem completo e instrutivo para todos os preparativos. Dessa forma, tudo vai sair como o esperado e os noivos terão o casamento dos sonhos!
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails