Desde as primeiras navegações até as atuais, há um ditado
que diz que mulher em navio traz má sorte. Isso, aliado à cultura de muitos
países em que a mulher é subvalorizada, só reforçou o estereótipo de que a
mulher é, de certa forma, algo que pode ser negativo. Entretanto, em várias
situações o “jeitinho feminino” é que salvava o dia; seu olhar cuidadoso sobre
os detalhes do lar, por exemplo, pode ser a diferença entre o bom e o ruim
desempenho escolar dos filhos, a boa ou a ruim saúde financeira do lar.
Mas hoje em dia, as mulheres estão migrando do ambiente
doméstico para o empresarial. E se antes as mulheres eram vistas com desdém nas
empresas pelos colegas do sexo masculino, hoje em dia elas já mostram a que
vieram. Seja para sustentar a família, ou para auxiliar neste sustento, a turma
do salto alto chegou para ficar. E uma das áreas que mais tem percebido a
chegada das mulheres é o setor de panificação, mais precisamente as padarias.
Pouca gente, aliás, entende melhore de misturaspara pães do que elas!,
Fazendo a diferença
na padaria
Nesta época de crise intensa e sem previsão para terminar,
as mulheres têm buscado trabalhos fora de casa para ajudar na manutenção
doméstica. É uma decisão difícil para muitas, principalmente quando há filhos
pequenos, mas muitas vezes é a única forma de prover o necessário. E as
padarias têm sido uma forma recorrente de auxílio. Por que?
Primeiro, porque as mulheres têm, em sua maioria, um talento
natural para a culinária. Percebem como pequenas mudanças em uma receita
clássica podem produzir nuances de sabor irresistíveis e inexplicáveis. Mas não
é só isso: elas sabem COMO ECONOMIZAR na cozinha. A depender de seu talento,
conseguem economias inimagináveis em matéria-prima ao fim de um mês! Um de seus
truques é o uso de mistura para pães,
que já vêm pré-prontas. São mais rápidas de preparar do que as receitas
tradicionais, têm tanta qualidade quanto elas e são mais econômicas do que
preparar a receita do zero. Mais produtos em menos tempo significa economia no
gás, na compra de matéria-prima e mais clientes atendidos. Menos custo e mais
lucro. É ou não é um baita negócio?
Dando personalidade
às receitas e ao comércio
Engana-se quem pensa que pães pré-prontos são sem graça! O
olhar crítico das mulheres na cozinha consegue colocar um toque tão especial à
receita que todos pensam se tratar da original, trazida especialmente de algum
forno europeu – ou feito por alguma das raríssimas nonnas (vovós) que ainda
existem por aqui. Pão moderno com sabor de infância. Perfeito, não é?
Mas a cozinha não é o único lugar onde elas conseguem
realizar proezas econômicas. No próprio setor administrativo elas podem fazer
verdadeiras mágicas. Com o talento que adquirem nas tarefas domésticas, onde
todos os dias é necessário transformar notas de R$10,00 em notas de R$20,00 de
qualquer jeito (ou seja, economizar MUITO), elas conseguem aumentar o
rendimento do negócio e diminuir as despesas. Percebem direitinho o que
deve/pode ser cortado e, se necessário, a forma de substituir aquele corte.
Qualidade de gestão é fichinha para essa turma!
E a relação com os clientes é a melhor possível. Percebem o
melhor momento de se realizar promoções de pães, bolos, tortas, cafés e atendem
os clientes de uma maneira carinhosa e especial. Sabe aquela padaria onde a
gente gosta de voltar só por causa do atendimento? É disso que estamos falando.
Bom café, pão fresquinho e gostoso e atendimento carinhoso?
É mulher na padaria.
