0

Aprenda Como Organizar sua Obra

Se você vai iniciar uma construção ou reforma e comentou isso com parentes e amigos, provavelmente escutou essa: “vai mexer com obra?? Corajoso, você!”. De fato, é preciso um pouco de coragem. Afinal, são inúmeros detalhes a observar, orçamentos a fazer, profissionais a contratar e dinheiro o suficiente pra isso tudo.

calculadora
Mas a bem da verdade, quando você se programa e se organiza antes de começar, tudo fica mais fácil. Aí então, não é preciso mais taaanta coragem, só organização e atenção. “Ok, mas nunca fiz isso antes e estou completamente perdido! Como se organiza uma obra, afinal?”. Estamos aqui pra isso! Vamos orientar você direitinho, e logo logo você vai conseguir montar um bom cronograma, detalhado e que vai te permitir agir com eficiência até nos momentos de imprevisto (e quando se fala de obras, até os imprevistos devem ser ensaiados). Vamos lá?


Do começo: o arquiteto e o orçamento

Uma obra nunca começa pelo cimento, ela começa é pelo arquiteto. É com ele que você deve discutir o que pretende fazer; ele dirá se é uma ideia viável e orientará você sobre os materiais necessários e também os profissionais adequados.
calculando orcamento
Logo logo depois, vem em direção a estudo do conjectura que você tem acessível pra sua obra. Faça o levantamento do sô recurso financeiro ATUAL (não ligeiro em conta aquela grana que talvez vá tombar durante as obras, conte incessantemente com o que você de fato tem, pra evitar encrenca lá diante). Se você não usufruir um quantidade significativo logo a rosto mas puder fazer um pagamento segmentado, calcule qual o grandeza mensal que você pode remunerar sem comprometer suas despesas, e até quanto tempo pode manter essa pagamento. Importante para o transcursão da obra: faça exclusivamente aquilo que planejou. Modificações em cima da hora (especialmente até pitacos do que alguém) aumentam os custos, e é nessa curva que muita gente acaba capotando o cômputo com morada.

Alguns baratos são mais caros do que você pensa

Agora é a fase de fazer os orçamentos. Nada de se ater à loja do compadre, de quem você gosta tanto. Se o preço dele não for o mais barato, tente negociar – ou compre na outra loja. Não tá fácil pra ninguém, não é?
Cronograma
É verdade, o Sapão está continuamente em qualquer tipo a crise e essa gente tem constantemente que escolher as opções mais em conta. Na direção de gente sabe. Só que algumas escolhas baratinhas dentre hoje podem forçar você em direção a gastar desde novo num horizonte razoavelmente próximo. Um exemplo: suponhamos que você parte fazer uma piscina e aparece precisar fazer uma sala do que máquinas pra ela. Aí, sobre motivos com preço, você escolhe uma portinhola desde madeira fina, um compensado, pra impedir em direção a ingressão dentre crianças e animais ali dentro. Porta desde compensado numa lar desde máquinas desde piscina?? Logo logo com destino a grande umidade do sítio parte fazer essa portinhola estufar e você parte precisar comprar outra. Assim sendo, se você tivesse escolhido uma porta do que alumínio, nunca mais precisaria se preocupar com isso..

Outra má ideia é economizar na parte elétrica. Fios, conduítes, tomadas e conectores de baixa qualidade (e baratinhos), além de não terem vida útil longa, colocam você e todos na casa em risco. O mesmo vale com as madeiras do telhado: usar madeira de qualidade não é opção, é exigência e questão de segurança.

Prazos e preços: os comandantes do orçamento

arquiteto
Esses dois itens estão em relação estável quando o assunto é orçamento de material de construção. Para ajudar na negociação, liste tudo o que vai precisar em categorias:
  • – elétrica (fiação, tomadas, espelhos de luz, bocais, conectores, etc.)
  • – hidráulica (sanitários e pias)
  • – alvenaria (cimento, ferragens, brita, etc.)
  • – cerâmica (pisos, azulejos de parede, listelos, etc.)
  • – telhado (madeiramento e telhas)
  • – acabamento (tintas, verniz, selante, lixas, vidros, etc.)
  • – outros (pedra de tampo de pia e bancadas, geso, etc.)
Existem lojas especializadas em construção e aprimoramento que podem fornecer tudo isso – através de elas mesmas ou através do que contrato com terceiros. Lojas assim são uma mão na roda pois tudo o que você precisa pode ser negociado junto de idêntico lugar. Se você saber lojas desse tipo, faça um esmo universal e discuta preços, descontos e prazos – correntemente, pagamentos com prazos menores são agraciados com descontos avós. Mas se não houver uma loja assim ao longo de perto, você leva fruir que negociar caso com destino a caso. E não tenha preguiça: negocie parecido! Se maré não está pra peixe pra que constrói ou reforma, mas também não está fácil para os lojistas, e eles não querem perder vendas.

Assista o Vídeo Sobre a Loja do Alumínio



Ok, tudo isso parece muito simples-porém-trabalhoso colocado dessa forma. Mas o que interessa é a coisa na prática, não é? Então vamos orientar você na montagem de um cronograma pra sua obra, seja ela qual for (reforma, construção do zero…).
discussão das ideias com a família (se for o caso) e apresentação das mesmas ao arquiteto;


  1. ajuste das ideias pelo arquiteto e montagem da planta;
  2. listagem dos materiais e dos profissionais necessários;
  3. orçamento dos materiais e dos profissionais;
  4. elaboração dos prazos de cada etapa da obra (junto com o arquiteto);
  5. aquisição dos materiais e contratação dos profissionais de acordo com cada etapa;



Importante: o pagamento de cada um dos profissionais
pedreiro
Quando pensamos junto de cômputo totalidade pra uma obra, pensamos continuamente sobre número totalidade; mas é importante frisar que muitas pessoas profissionais preferem receber dentre concórdia com todo lanço concluída. E, sim, muitas pessoas não gostam a receber o grandeza todo desde uma vez só, por causa de podem possuir imprevistos junto de transcurso da obra, pelos quais eles cobrarão um número no sentido de mais. Lembre-se do que conversar acima de isso com qualquer um deles, pra não ser abismo(no sentido de) com surpresa. Coloque isso junto de teu cronograma, pra se lembrar desde quando deve concertar com qualquer um (simples, se em direção a desfecho ocorrer dentro de prazo estabelecido).





Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails