0

Sujou a esquadria portas e janelas de aluminio? Sem problemas

Quem tem criança pequena em casa sabe que nem sempre é possível passar uma semana inteira (às vezes nem mesmo um único dia!) sem uma sujeira-surpresa para limpar. Atividades com tinta guache, giz de cera, colagem, bolinhos de barro, sachezinhos de ketchup esquecidos num canto – e isso só pra começar! Mas não só as crianças possuem essa habilidade de sujar tudo a qualquer tempo: animais de estimação são peritos nisso (se for de raça mais agitada, então...). Ah, claro! Também tem aquele amigo que ficou mais animado depois de tomar umas e outras durante o churrasco e que fez uma lambança geral.


Quando a sujeira é no chão de cerâmica, é fácil. Quando é na parede... bom... se for tinta lavável, também é tranquilo; se não for, pode ser um problema limpar a sujeira. Mas e quando é na esquadria da janela de alumínio? Ou na porta de alumínio da área de serviço? Você sabe como fazer pra deixar tudo limpinho de novo? Essa dúvida é frequente pois nem todo mundo sabe como fazer esse tipo de manutenção no alumínio, e muitos acabam até preferindo só “tirar o grosso” e nada mais, por medo de danificar o material. Vamos dar uns toques aqui para você limpar direitinho.

Qual foi o nível da sujeira?

O material que você vai precisar é praticamente o mesmo em qualquer caso, mas o nivel da sujeira vai determinar a técnica (olha que coisa chique).

Nível soft: se foi sujeira pouca, por exemplo um espirro de gordura ou um sachê de molho de tomate aberto na selvageria e que espirrou molho pra todo lado – inclusive nas portas e janelade alumínio -, um paninho úmido já resolve. É só pingar umas gotinhas de detergente pra remover o óleo (isso vai evitar que a poeira fique aderida na área que sujou, com o passar do tempo) e pronto. Tá limpo de novo.


Nível médio: ok, talvez o cachorro tenha ido brincar no terreiro durante a chuva e voltou todo alegre dando patadas na porta de alumínio chamando você pra brincar – e a porta ficou “daquele” jeito. Essa sujeira sai fácil mas, como a área é maior, talvez seja mais eficiente você usar uma esponja e um baldinho com água e detergente, ou água e sabão para lavar roupas (líquido ou pó, tanto faz). Deixe a esponja um pouco mais que úmida, quase encharcada, e comece a limpar de cima para baixo. Se sua porta for daqueles modelos com frisos horizontais, limpe um friso de cada vez, sempre de cima para baixo. “Por que?”. Ora, se começar de baixo, a hora que chegar lá em cima vai escorrer água suja para o local que já estava limpo! rsrsrs Aliás, convém deixar um pano de chão bem encostado lá em baixo da porta para ir recolhendo essa água suja que escorrer, para dar menos trabalho na finalização.

Nível hard: Hmmm... teve churrasco e o pessoal meteu a mãozona engordurada na porta de alumínio do banheiro externo o dia inteiro? E como ventou, ainda grudou poeira nessas marcas e o alumínio está todo marcado? Ok, nada de desespero. Lembra da água com detergente? Pode preparar um balde de novo com essa mistura. Se a gordura estiver muita, use a esponja, que dá um atrito melhor e economiza seu tempo.

O que não fazer

Nunca, jamais, em hipótese alguma utilize desengordurantes ou produtos de limpeza mais fortes. O aço do seu fogão aguenta a ação deles, mas o alumínio das portas e janelas não e, com o tempo, eles vão ficando feios. Limpeza Ed alumínio é pano úmido com detergente ou sabão de lavar roupas. E pronto.

Se for usar um pano, certifique-se de que ele está limpo e sem poeiras ou qualquer outro resíduo sólido aderido, para não arranhar a superfície do alumínio. Ok? Ah, e se for usar esponja, use o lado macio. Algumas esponjas de limpeza têm o lado abrasivo muito forte e essas podem arranhar a superfície do alumínio todinha. Combinados? Esponja, só o lado macio.

Para limpar frisos, caso a esponja e o pano não alcancem até onde é preciso, use um objeto de ponta arredondada, como uma ponta de agulha de tricô (aquelas de plástico), tampa de caneta (não use a ponta da esferográfica, senão vai arranhar tudo) ou outro objeto do tipo. Não pode ser muito fino, nem muito rígido, para não danificar o alumínio. Mas em geral, se você limpar a sujeira antes dela secar, panos e esponjas dão conta do recado.


Viu? Não é complicado, e o material (água, detergente, sabão, pano, esponja, balde...) você encontra em qualquer lugar. É garantia de vida longa e linda das suas esquadrias! 
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails