0

Mexendo na Decoração do Seu Quarto

Como diziam os antigos: gosto é igual nariz, cada um tem um diferente. E é verdade! São bilhões de gostos e opiniões diferentes ao redor do planeta! Uma pessoa gosta de azul claro, a vizinha prefere azul escuro, a prima gosta mais do azul-bebê – e daí vão aparecer as que gostam de variações mais difíceis de perceber como azul-turqueza, azul-cobalto, azul-bic, até o famoso “azul-calcinha” (que pra muitos, ainda é “azul claro” e pronto). Há quem goste de cortinas, há quem deteste, há quem não possa com elas. Tem gente que gosta de tapetes, tem gente que não tem porque dá alergia, tem gente que não tem porque acha caro. Fico imaginando como a profissão de decorador é desafiadora num mundo tão plural!



Mas “para a nossa alegria”, é perfeitamente possível que nós mesmos providenciemos a decoração dos nossos ambientes, a despeito da opinião alheia (ou não). Afinal, a internet está cheia de tutoriais e fotos maravilhosas que nos inspiram e espertam nosso lado mais criativo. Por exemplo, quem mora em apartamento nem sempre gosta muito do modelo de porta-balcão que a construtora instalou nos quartos, e quase nunca é possível trocá-la por outra que agrade mais. E aí, o que fazer? Ora, uma cortina longa bem escolhida e posicionada cobre a porta muda a aparência do quarto e disfarça a porta que desagrada ao morador. Mas e se quisermos fazer algo mais?


Personalizando o quarto

A decoração é uma personalização do ambiente, é emprestar ao ambiente um pouco da nossa própria personalidade. Quantas vezes já entramos em uma casa e dizemos: “nossa, mas essa casa tem a sua cara!” para o proprietário? É por isso: a decoração do lugar foi feita de acordo com os gostos e preferências de quem mora ali.
Para quem mora com os  pais, a única personalização que se pode fazer é no próprio quarto – e mesmo assim, se não houver um irmão dividindo o espaço! Isso porque nem sempre os gostos de um batem com os do outro. Mas vamos supor, então, que você habite o quarto sozinho e queira dar um up por ali.


Quando pesquisamos na internet, somos bombardeados por informações e ideias inovadoras e mirabolantes, e imediatamente já imaginamos aquilo tudo no nosso quarto. O problema é que nem sempre as diferentes ideias combinam entre si. Por exemplo, não adianta pintar o teto e as paredes de preto e pendurar um monte de discos de vinil nas paredes – além deles não aparecerem, o quarto vai ficar muito escuro – muito MESMO – e vai acabar é dando uma baita depressão em quem dorme ali! Mas se você faz questão da presença da cor em seu quarto, que tal escolher uma das paredes e pintar apenas ela? Em geral, pinta-se a parede que fica de frente para a porta, mas essa não é uma regra inviolável.

Detalhes, detalhes

Pra quem não quer (ou não pode) gastar muito, as coisas que mais modificam a cara de um quarto são, efetivamente, a cor da parece e a presença de uma cortina. A parede permite uma grande quantidade de criações pois, além de alterar a cor, pode-se fazer um trabalho de estêncil, ou colagem, ou ainda uma arte à mão livre (para quem tem esse dom). Uma ideia bacana é cobrir toda uma parece com pôsteres dos filmes favoritos, ao invés de pintá-la. Fica diferente e totalmente personalizado. 



Para quem gosta de anotar recados e to-do-lists, pode-se pintar a parede escolhida com tinta própria para rabiscar por cima com giz escolar. É garantia de parede mudando de aparência o tempo todo!
Para cobrir a porta-balcão, pode-se investir em cortinas comuns de tecido, cortinas black-out ou persianas – a escolha vai depender diretamente do gosto pessoal do morador e das possibilidades de seu orçamento (lembrando que as cortinas de tecido tendem a ser mais baratas que as outras duas mencionadas, dependendo do tecido e do modelo).


A dica mais válida de todas para decorar um quarto é paciência. Defina o que vai fazer com tranquilidade e sem pressa – e mantenha a mente Berta para alterações de última hora, caso perceba que a ideia original não vai ficar tão legal assim! 
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails