0

Como Montar uma Padaria


Brasileiro é um povo empreendedor, e todo mundo sabe disso. A facilidade que que se tem vislumbrar uma oportunidade de negócios (aliado a uma grande vontade de ser o próprio patrão) encontra adeptos da ideia por todos os lugares onde se vai.
Entretanto, também é muito grande o número de empresas que se fecham menos de dois anos após a abertura, o que nos coloca numa posição no mínimo curiosa: adoramos empreender, mas não sabemos manter nossos negócios. Por que?

Este artigo não dá um passo-a-passo completo sobre como abrir seu negócio – neste caso, uma padaria -, mas vai iluminar algumas rotas para que você se prepare melhor, psicologicamente, para seguir adiante com a ideia.




Começando do princípio

A primeira coisa que um empreendedor precisa ter em mente é: “meu negócio vai ter público aqui?”. É importantíssimo – na verdade, imprescindível – que seja feita uma pesquisa de mercado para saber se uma nova padaria seria interessante. Pode ser que já hajam muitas, e pode ser que hajam poucas. Caso hajam muitas, “o que se pode fazer para atrair os clientes das outras para a minha?”.
Talvez o maior diferencial seja a localização. De nada adianta uma padaria localizada em um lugar com tanto tráfego que não seja possível parar o carro por perto, por exemplo. Clientes gostam de facilidade, e muitos deles se recusam a parar a dois ou três quarteirões de distância para comprar um pão, por mais gostoso que ele seja. Logo, localização é um grande diferencial.

E a aparência do lugar? Bom, como se trata de um negócio do ramo de alimentos, a higiene é a primeira coisa a ser pensada. O local deve ser de fácil manutenção e limpeza, e deve-se ter uma equipe, mesmo que pequena, muito ágil e eficiente neste procedimento. Poeira nos cantos aparece mais do que se pensa, e os clientes vão reclamar em voz alta! Os vidros das bancadas e araras climatizadas devem estar impecáveis 100% do tempo, assim como os funcionários e seus uniformes. Além disso, devem manter cada utensílio exposto limpo – nada de deixar acumular copos, xícaras, pratos, facas e outros talheres nas pias. O cliente acabou de comer? Deve-se recolher o aparato utilizado imediatamente e lavá-lo.

Alta qualidade nos produtos

Isso é imprescindível. Se os produtos não tiverem qualidade, do pão mais simples ao mais sofisticado, os clientes não vão aparecer mais. Como a concorrência é muito grande, sempre vai haver a padaria com o pão mais fresquinho, com a coxinha mais saborosa, com a maior variedade de biscoitos caseiros, etc..





Mas não é preciso que sua cozinha faça todos os pães à perfeição a todo momento. Pode-se recorrer aos pães preparados com misturas prontas compradas diretamente de panificadoras. São preparos para pães das mais variadas receitas: pães italianos, franceses, alemães, árabes... Estes preparos são extremamente práticos, pois já vêm com a mistura pronta, bastando apenas acrescentar ingredientes simples, como água ou leite, e colocar par assar. É uma ótima solução para agilizar a produção e encurtar o espaço de tempo entre uma fornada e outra. Assim, os clientes encontram uma boa variedade de pães frescos a todo momento, e o mais importante: com qualidade.
Pesquisa de mercado favorável, localização privilegiada, fornecedores de excelência garantidos? Perfeito! Hora de procurar uma boa consultoria de abertura de negócios (como o Sebrae, por exemplo), montar o plano de negócios detalhadamente e, literalmente, botar a mão na massa! 
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails