0

Portas e janelas certas para a casa

Vamos ser sinceros: a melhor coisa do mundo é poder voltar pra um lugar seguro, confortável, aconchegante e agradável depois de passar o dia inteiro fora, trabalhando, passando por aborrecimentos, lidando com prazos, etc., não é? Como minha avó dizia: “você tem que gostar de voltar pra casa”. Uma casa onde não gostamos de estar tem algo de errado, e não necessariamente falamos de problemas de relacionamento. O problema pode estar na própria decoração.

Como é sua casa, falando nisso? Ela tem a claridade que você tanto aprecia? Ela é ventilada? Ela tem uma boa vista para o ambiente externo, mesmo que seja a paisagem urbanizada da cidade? O ambiente do nosso lar é importantíssimo, e isso não é papo de revista de arquitetura e decoração. É em casa que nos recuperamos de um dia exaustivo, recarregamos as baterias para amanhã continuarmos nossa jornada.  E se o ambiente dela não nos agrada, um stress discreto se soma ao cansaço.





Claridade e ventilação


Uma das coisas mais importante para a casa é a claridade que entra naturalmente pelas janelas. Uma casa clara economiza na energia elétrica, já que serão muitas e muitas horas sem precisar acender uma única lâmpada - mas a claridade é mais do que isso. Uma casa clara é uma casa aquecida, já que a luz do sol também traz calor; esse aquecimento dificulta a sobrevivência e a proliferação de mofo nas roupas de cama, panos de prato, toalhas de mesa, roupas nos armários, tapetes e mesmo nos móveis! Logo, essa claridade significa saúde.
A ventilação também é imprescindível. Afinal, quem já entrou numa casa que estava fechada há muitas semanas (ou meses?) sabe como fica o ambiente ali dentro: “um cheiro de casa fechada”. Esse cheiro, na verdade, indica que o ar preso propiciou o crescimento de fungos – mesmo nas paredes -, e se o sol entra pouco ali, pior ainda. Aliás, é muito comum que casas que passam longos períodos fechadas comecem a apresentar manchas de mofo nos cantos das paredes e no teto.

E qual é a janela certa?


Portas e janelas são a entrada não só de pessoas, mas também da claridade e da ventilação. Para a claridade, uma das melhores soluções é usar cores claras na ventilação – o que inclui a cor dessas portas e janelas. Aquelas confeccionadas em alumínio, encontradas em vários modelos, já são naturalmente mais claras e reflexivas, mas podem ser pintadas de branco (brilhante ou fosco), de acordo com seu gosto pessoal. Aquelas confeccionadas em madeira também podem receber esta pintura sem problemas.



Já em relação à ventilação, uma das melhores formas de ampliá-la (se necessário) é instalar janelas maiores – ou se for possível, instalar portas-balcão no lugar das janelas. Tem se tornado comum a instalação de portas-balcão de alumínio de seisfolhas por causa e suas grandes dimensões; uma única peça amplia grandemente a entrada de luz natural e também a ventilação, resolvendo os dois problemas de uma vez só. “E se a visão do lado de fora não for bonita?” Uma bela cortina em cor clara impede que o lado de fora fique visível e não atrapalha nem a claridade e nem a ventilação conseguidas com a instalação desta porta. Caso ela seja instalada entra a sala e uma varanda externa (por exemplo, em apartamentos), além da cortina, pode-se investir na criação de um pequeno jardim com plantas em vasos no chão e em vasos suspensos no teto. Eles distrairão a vista e diminuirão a “importância” da visão pouco agradável lá de fora.


Uma solução rápida, simples e de custo relativamente baixo que transformará sua casa completamente. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails