0

Dicas para organizar geladeira qdo esta muito cheia

Quantas geladeiras completamente desorganizadas você conhece? Ah... sempre temos uma colega, ou parente - ou mesmo a nossa mãe – que faz uma tremenda confusão no interior da geladeira. No dia da faxina deixa tudo um brinco, mas passados três dias, fica quase impossível pegar qualquer coisa que esteja lá dentro sem derrubar todo o restante, é ou não é?
Mas vem cá... será que por um acaso, a geladeira que passou pela sua cabeça não é a SUA? Se for, não se culpe. A correria do cotidiano da maioria das pessoas impede que a ordem seja mantida constantemente nesse nosso querido eletrodoméstico. Mas mesmo assim, uma coisa é certa: bagunçado como está não pode ficar! E não é nem uma questão de “vai que chega visita”, é uma questão prática até pra nós mesmos, que a usamos o tempo todo! Nem que seja durante um assalto no meio da noite... Vamos ver algumas dicas bacanas que vão desde o uso de potes até as fofíssimas seladoras a vácuo para botar ordem no nosso elefante branco favorito.


No congelador começando por cima, que fica mais fácil. O congelador, na maioria das geladeiras, é o menor espaço útil disponível, portanto é o primeiro a ficar caótico (ok, em algumas geladeiras dos sonhos, o congelador ocupa quase a metade, mas não vem ao caso). Ali se embolam formas de gelo, bandejas de salgadinhos congelados (quem nunca?), sacos plásticos com carne de boi, de frango, linguiça, batata frita pré-pronta... deve ter até uns peixes perdidos por ali. Está tudo onde devia estar: essas coisas são, mesmo, de congelador. O problema é que quando ficam mal acomodadas, começam a se debruçar umas sobre as outras e a se “contaminar” com odores e gostos. Por exemplo: o gelo das forminhas fica com gosto de fígado congelado. Eca. Então vamos dar um jeito nisso aí.

Como o congelador é pequeno, o uso de potes plásticos para guardar e isolar cada alimentos é inviável. A melhor solução nesse caso é embalar cada um separadamente numa seladora à vácuo. Se estiver tudo embalado a vácuo, além de mais limpo e mais higiênico, os volumes estarão menores, e será mais fácil acomodar tudo dentro do congelador.
No refrigerador
No refrigerador, a coisa fica um pouco mais fácil porque há mais espaço – mas é exatamente esse espaço a mais que nos induz a deixar qualquer coisa de qualquer jeito pra resgatar qualquer hora. E quando essa hora chega... a geladeira fica mais com cara de garimpo do que de geladeira. Então, vamos organizar isso aí.

No refrigerador, já é uma boa ideia usar os potes plásticos (tipo tupperware). Existe pote de todo tipo de preço, mas tenha em mente de que aqueles mais baratos nem sempre se fecham direito e vão dar mais raiva do que alegria na hora de usar. Converse com o escorpião que mora na sua carteira e invista em conjuntos de qualidade melhor, ok? Ah, dê preferência para os potes quadrados e/ou retangulares. Por mais engraçadinhos que os redondos sejam, é mais difícil acomodar direitinho potes com esse formato e perde-se muito espaço útil quando se coloca uns do lado dos outros.

Alimentos armazenados no refrigerador têm um prazo de validade menor, já que as temperaturas ali dentro não são negativas – e todos eles já entraram em contato com o ar antes de serem guardados. Porém, alguns expiram mais cedo do que outros, e esse vai ser nosso guia. Os que têm uma duração mais longa como iogurtes e queijos (fatiados ou não) fechados devem ficar mais ao fundo das prateleiras.
Já os alimentos que já foram abertos como apresuntados e queijos devem ficar mais na frente e dentro dos potes. Alimentos que foram preparados no almoço e sobraram devem ir para a geladeira em potes também – guardá-los nas panelas não é higiênico e ainda por cima ocupa um espaço danado. Mesmo usando a seladora a vácuo para guardar os alimentos já abertos, convém não demorar a consumi-los.
As frutas, verduras e legumes devem ficar na grande gaveta lá de baixo, principalmente as folhas (alface, couve, almeirão, etc.). Como a gaveta é um ambiente “fechado”, o fluxo de ar frio não queima as folhas e elas duram mais tempo. As frutas ficam ali mais por questão de espaço disponível, mesmo.
Isso foi só o básico, mas se o básico estiver organizado, o restante fica fácil. Vamos lá?
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails