5

Guarda roupa cheiroso: diga adeus ao cheiro de mofo!

Guarda roupa cheiroso: diga adeus ao cheiro de mofo!

Nada mais agradável do que abrir o armário e encontrar roupas limpas e cheirosas, certo? Porém, a história pode mudar de figura se o guarda roupa estiver em contato com a umidade. Se este for o seu caso, saiba que há algumas medidas que você pode colocar em prática para se livrar deste tipo de transtorno. Pois então, é hora de arregaçar as mangas para deixar as suas roupas com aquele cheirinho de limpeza novamente. Veja algumas dicas.



Saches ajudam a perfumar e combater o cheiro de mofo no guarda roupa

Você sabe como lavar roupa direitinho, mas o cheiro de bolor persiste no armário. Na verdade, esta é uma situação bem comum, principalmente se você vive em um lugar que chove muito ou se o guarda roupa está em contato com uma parede úmida. Mas, não desanime, pois há alternativas para solucionar o problema!

A primeira regra é passar um pano com vinagre de álcool branco nas prateleiras e gavetas. Procure fazer isso uma vez por mês. Se o ambiente for muito úmido e o mau cheiro intenso, retire tudo o que tem dentro do armário e deixe o vinagre evaporar para neutralizar o odor.

Aproveite a ocasião da limpeza para arejar as roupas no varal. As peças mais claras podem ficar expostas ao sol, que é um ótimo recurso para exterminar germes e fungos. Deixe as mais escuras na sombra. Isso deve atenuar bem o cheiro de mofo e de roupa guardada.

Outro detalhe importante é fazer uma triagem nas roupas para doar o que não tem mais uso. Armários muito cheios de tranqueira dificultam a limpeza e ainda impedem a circulação do ar, o que pode piorar o problema do mofo. Se você não usou uma determinada roupa nos últimos seis meses, se questione. Talvez seja hora de se desfazer dela!

Receitinhas para combater o mau cheiro no armário

Depois de uma boa limpeza, há alguns truquezinhos que você pode usar para afastar o cheiro de mofo do guarda roupa.

Uma boa dica são as bolinhas de cedro, facilmente encontradas nas casas de produtos naturais. Além de ser um repelente natural, ótimo para afastar traças e cupins dos armários, o cedro protege suas roupas contra o bolor e o mofo. Basta espalhar as bolinhas pelas gavetas e prateleiras dos armários.

Na falta do cedro, você pode usar giz. Isso mesmo, giz de lousa ajuda absorver a umidade do armário! Uma ideia interessante é montar saches caseiros usando um pedaço de tecido de algodão (15cm), giz, casca de canela e de laranja seca. Coloque todos os ingredientes juntos e faça pequenas trouxinhas para distribuir pelos compartimentos do guarda-roupa.  A canela e a laranja também são recomendados para combater traças.

Regras gerais para deixar o guarda roupa cheiroso

Há uma série de boas práticas que você pode seguir para manter o guarda roupa com um cheiro agradável sempre. Conheça algumas delas:

·         Ao retirar as roupas do varal ou da secadora, certifique se estão bem secas. Roupas guardadas ainda úmidas podem impregnar as gavetas de mau cheiro.

·         Jamais retorne roupas usadas ao armário. Resíduos de suor e desodorante podem causar o aparecimento de fungos e bactérias nas roupas, além de atrair traças.

·         Evite guardar sapatos e outros calçados dentro do guarda roupas. Prefira mantê-los em um local arejado e longe das roupas limpas.

·         Não guarde peças de roupas em sacos plásticos, pois eles retém umidade. Para proteger vestidos de festa ou outras roupas delicadas, prefira usar capas de TNT que permitem o tecido arejar.  


Gostou das dicas para combater o mau cheiro nos armários? E você, quais são os seus segredinhos para deixar o guarda roupa cheiroso? Envie seus comentários. 
Comentários
5 Comentários
Related Posts with Thumbnails