1

Casal unido até na limpeza: dicas para organizar a casa a dois

Casal unido até na limpeza: dicas para organizar a casa a dois

É cada vez mais raro ver um casal que não divide as tarefas de casa. Com a correria do dia a dia dividir responsabilidades como lavar roupa, limpar e passar virou uma questão de necessidade. A não ser que você tenha uma ajudante em casa, o jeito é repartir afazeres para ter uma vida a dois mais organizada. Confira neste artigo algumas dicas para deixar a casa arrumada e as tarefas domésticas em dia.

Um pouco por dia faz toda a diferença

Pense que a casa não fica bagunçada de uma hora para outra. A desordem aparece das coisas que vão ficando fora do lugar. De um sapato que esquecemos de colocar de volta à sapateira ou peças de roupa que não chegam nem ao cesto nem retornam ao guarda-roupa. Sem falar nas outras miudezas que vão ficando para trás quando temos outras prioridades pela frente.

Porém, reservar alguns minutinhos por dia para colocar essas coisas no seu devido lugar é o melhor jeito de evitar aquele aspecto de bagunça. Além de manter a casa em ordem durante a semana, ao organizar um pouco por dia você ganha tempo e não precisa perder horas ajeitando tudo de uma só vez. Não precisa muito, cinco minutos diários farão toda a diferença e o casal pode combinar de alternar os dias de quem se encarrega desta tarefa.

Vantagens de um cronograma de limpeza

Se o casal não tem uma ajudante em casa, elaborar um cronograma de limpeza pode ser útil para se organizar com os afazeres semanais. Nele, vocês podem estabelecer os dias em que algumas tarefas precisam ser feitas. Por exemplo, qual o melhor dia para lavar roupas, passar, trocar os lençóis, limpar o banheiro, passar aspirador, etc.

Uma das vantagens do cronograma é repartir os afazeres para não deixar tudo para o fim de semana. Assim o casal pode curtir o tempo juntos fazendo programas mais interessantes, como curtir um filme, cozinhar um jantarzinho a dois e até mesmo descansar! Fora isso, o cronograma é uma maneira de garantir roupas limpas e casa organizada a semana toda.

Organize as refeições da semana com um cardápio semanal

Quer ter uma semana sem muitas viagens à quitanda, açougue ou supermercado? Então ganhe tempo organizando um cardápio para a semana. Fazer uma lista de compras com base naquilo que vão comer diariamente traz inúmeras vantagens, entre elas economizar tempo e dinheiro, evitar o desperdício de alimentos, facilitar para que vocês tenham refeições mais nutritivas e saudáveis e, claro, garantir que tenham todos os ingredientes que precisam para cozinhar em casa. 

Além de oferecer praticidade, a ideia do cardápio é poder variar as refeições em casa. Que tal uma boa salada de frango grelhado em um dia, e no outro uma deliciosa massa? O bacana é que se os dois gostam de cozinhar, vocês podem até revezar na cozinha.

De tempos em tempos, desentulhe

Sim, esta é uma excelente maneira de se desfazer de coisas que estão apenas ocupando espaço nos armários, estantes e gavetas. Doe, recicle e jogue fora aquilo que de fato não há como reaproveitar. Desentulhar é ótimo para deixar a casa organizada, com um visual limpo e minimalista.

E claro, organizar armários e gavetas não precisa ser uma tarefa chata! Coloquem uma boa música para descontrair. Depois escolham um canto da casa, pode ser um a cada três meses, e avaliem tudo que está guardado.  Vocês vão se surpreender como ganhar espaço em casa fica fácil com esse tipo de organização.


Ao seguir esses passos simples, arrumar a casa a dois vai ficar muito menos descomplicado! Lembrem-se, planejamento e organização são ótimas táticas para os casais que lidam com um cotidiano cheio de compromissos. 
Comentários
1 Comentários

1 comentários :

Hilana disse...

Hum adorei as dicas!! Mas o maridinho não ajuda mt aqui em casa não... :(
Obrigada pelo carinho lá no blog, voltei com força total, rs! Um beijoooo

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails