Muito mais do que um acabamento, o rodapé é o detalhe que complementa e, às vezes, transforma a decoração de uma casa ou apto. Ele surge como fator estético relevante para a composição visual do ambiente, dando mais profundidade e elegância ao espaço.
Atualmente a ampla variedade de texturas, alturas e formatos existentes no mercado auxiliam na hora da seleção.
Para quem não quer errar, combinar o rodapé com a soleira e cor das portas é sempre uma alternativa segura. O material, entretanto, não precisa ser o mesmo. Basta que as tonalidades combinem.
É possível também ousar e ter as aberturas em cores diferentes em relação ao rodapé. A estratégia é um pouco mais arriscada obviamente mas, com harmonia o resultado pode ser de requinte e bom gosto, como na foto abaixo, na qual o rodapé tem a mesma nuance que a parede.
Outra alternativa, para quem quer acertar sem medo, é usar um rodapé branco ou claro. O porcelanato que reproduz pedras, como mármore, oferece praticidade e sofisticação ao ambiente. Além de ser de fácil manutenção, fino e poder ser usado em áreas secas ou molhadas, o rodapé de porcelanato garante um toque refinado ao projeto, mesmo quando o piso é de madeira, ou de porcelanato que reproduza o material.
O oposto também é valido. Usar o rodapé em porcelanato inspirado na madeira em pisos revestidos com peças frias – mármore e pedras em geral – também é uma proposta válida e bonita.
A tendência para 2014 é utilizar o rodapé mais alto, com destaque para as peças de 15 cm de altura. Assim como os frisos, que dão um detalhe especialmente interessantes quando o rodapé e a parede são da mesma tonalidade.
