2

Pra que serve cada tipo de panela

Muitas amigas ainda tem dúvidas qto aos modelos das panelas, segue abaixo uma breve explicação para cada tipo de panela.

Antiaderente

Este revestimento é encontrado em panelas de alumínio ou aço inoxidável. Por exigir menos óleo no preparo, torna a comida mais saudável. Muito prática, é ideal para o preparo de omeletes e panquecas pois não não gruda.

Cuidados: Evite usar talheres de metal e esponjas de aço, o teflon não deve ser riscado, nem polido.

Vantagens: Por serem ótimas para cozinhar alimentos mais saudáveis, são ideais para quem está de regime.

Aço Inoxidável:

Possuem revestimento de cobre ou alumínio na base para manter melhor o calor, são mais duráveis e sólidas. São as panelas mais utilizadas atualmente. Úteis para qualquer tipo de fritura e cozimento.

Cuidados: Lavar com água morna e detergente. Para manchas brancas, use suco de limão e vinagre. Para comida queimada, ferva água com vinagre.

Evite: Deixar comida na panela, pois deixa manchas e o alumínio solta resíduos tóxicos.

Esmaltadas:

Pintura com esmalte feita a base de ferro, ótimo condutor de calor. Ideal para sopas, cremes e cozidos ralos. Não leve ao forno nem frite nada neste tipo de panela.

Cuidados: Evite batidas, pois lascam o esmalte. Use sempre colheres de pau e lave com esponjas macias.

Vantagem: Por serem decorativas, podem ir direto do fogão para a mesa.

Ferro:

Práticas, deixam os alimentos saborosos. Ideais para um cozimento lento. Ótimas para o preparo de feijão, arroz, carnes assadas e verduras. Evite cozinhar batatas e macarrão, pois podem grudar no fundo da panela.

Cuidados: Antes do uso, pingue gotas de óleo em fogo alto. Lave com água e detergente e seque no fogo. Truque: caso a comida grude, deixar de molho com água e lavar depois com sabão e água morna.

Vantagens: Duráveis e muito indicadas para uma alimentação mais saudável e rica em vitaminas, pois sua base solta ferro na comida. Ótima para quem tem deficiências no organismo.

Cobre:

O material é um ótimo condutor de calor, e suas panelas são indicadas para cozimentos rápidos e em fogo alto. Quanto mais grossa, melhor. Ideal para doces caseiros como goiabada e para flambar, pelo rápido aquecimento.

Cuidados: Use somente esponjas macias e detergentes na limpeza, pois o material arranha fácil. Evite talheres de metal e esponjas de aço, e principalmente deixar alimentos na panela. Ela solta substâncias tóxicas.

Vantagem: Como aquece rapidamente, economiza gás.


Fonte: Site msn

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails