1

Óleo ou Azeite? Saiba as diferenças




Certamente vc ja teve dúvidas em relação ao óleo e o azeite, e como nós mulheres estamos sempre em busca do saudável não é mesmo??!!

Vamos lá: o óleo vegetal, que é óleo “comum” para cozinhar, não é um grande vilão da culinária, ao contrário do que muita gente pensa. Ele é rico em fontes de gorduras essenciais em nossa alimentação - ômega 3 e ômega 6. O que dá errado é o excesso – e isso vale pra qualquer outro ingrediente da nossa mesa. Já o azeite de oliva, um dos principais substitutos do óleo vegetal na cozinha, também tem propriedades nutricionais reconhecidas. O azeite virgem por exemplo, possui vitamina E e beta caroteno, e não tem gordura saturada (a famosa “gordura ruim”).

No entanto, é bom saber que o que faz diferença na cozinha não é o óleo que você usa e sim a temperatura em que ele é usado. O óleo vegetal e o azeite podem ser usados na hora de cozinhar sem perda de valor nutricional – mas quando você esquenta demais, fazendo frituras por exemplo, é que eles se tornam ruins para a saúde, porque perdem a gordura boa e se tornam puro óleo. Por via das dúvidas, é sempre bom ter as duas opções em casa e usar alternadamente

Conheça sobre cada um deles:

Óleo de soja - É uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, ômega -3 e ômega- 6, além de ômega- 9* e tocoferol (vitamina E) que é um antioxidante natural. Auxilia a reduzir os níveis de colesterol.
*Também conhecido como ácido oléico, pode ser produzido no nosso organismo em pequenas quantidades e por isso não é considerado como um ácido graxo essencial.

Óleo de canola - Rico em ômega-6 e ômega-9, auxilia no controle da pressão arterial e previne doenças do coração, aumentando o colesterol HDL e reduzindo o LDL.


Óleo de linhaça – Excelente fonte de ômega-3, ômega-6 e ômega-9. Além disso, os óleos de semente de linhaça contêm magnésio e potássio, minerais fundamentais para um bom funcionamento do organismo.


Óleo de girassol – Fonte de vitamina E, pode contribuir para a redução do colesterol, já que é rico em ômega-3, 6 e 9.


Óleo de milho – Possui componentes utilizados como redutores do colesterol. Contém 60% em ômega-3, prevenindo alterações metabólicas e a aterosclerose.

Óleo de algodão – Fonte de ácidos graxos, como o palmítico*, ômega-9 e ômega-3. É uma excelente fonte de vitamina E.
*Ácido graxo não essencial utilizado pelo nosso organismo como precursor para a formação de ácidos graxos saturados e insaturados.

Azeite de oliva – Possui cerca de 75% de ácidos graxos monoinsaturados além de ser uma boa fonte de ômega-9. A concentração de ácidos graxos no azeite de oliva é modificada segundo os métodos de extração. O azeite de oliva virgem possui a maior concentração, seguido do azeite de oliva extra virgem e do azeite de oliva refinado.

O certo gente é evitar frituras, claro. Elas aumentam o colesterol e os quilinhos na balança também.

Uma dica que eu recomendo e inclusivo faço, é utilizar os óleos de Girassol ou Canola apenas para refogar, isso ajuda mto na redução de colesterol viu..??!!

Bom findi!!!!!
Comentários
1 Comentários

1 comentários :

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails