1

Descubra qual seu tipo de pele

A pele é um órgão do corpo e, como tal, o seu tipo é determinado geneticamente. No entanto, por ser um órgão que está sempre exposto (especialmente o rosto), sofre todo tipo de agressões do ambiente externo (clima, vento, sol, poeira, mudanças bruscas de temperatura, etc.), as quais também têm influência na determinação do tipo de pele.

Por isso, antes de comprar qualquer produto para tratamento é necessário identificar o seu tipo de pele para não cometer enganos que possam prejudicar a sua saúde.
O tipo de pele do rosto pode ser facilmente identificado com uma observação atenta, especialmente dos poros.

Existem quatro tipos de pele:



Normal - A pele normal não é nem oleosa e nem seca e se caracteriza por uma textura suave e delicada, apresentando raros problemas. Todavia, tem uma tendência natural a tornar-se seca com o envelhecimento ou devido a fatores ambientais.
Oleosa - A pele oleosa é espessa e os poros são dilatados. A oleosidade é causada pelo excesso de atividade das glândulas sebáceas. A pele oleosa tem grande tendência a desenvolver a acne, contudo não tem tendência a apresentar rugas. Como os cabelos são um acessório da pele, as pessoas com pele oleosa normalmente também têm cabelos oleosos.
Seca - A pele seca normalmente é fina e muito sensível, os poros são pequenos e irrita-se com facilidade. É uma pele áspera, sem brilho e com pouca elasticidade. Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas, condições ambientais que favoreçam o ressecamento da pele (ar seco, sol em excesso, frio, etc.) e o envelhecimento natural. As pessoas com pele seca têm grande tendência a desenvolver rugas, mas não a acne. Com o envelhecimento a pele tende a ficar ainda mais seca. Como os cabelos são um acessório da pele, as pessoas com pele seca normalmente também têm cabelos secos.
Mista - A pele mista consiste de regiões oleosas - zona T: testa, nariz e queixo - e de regiões em que ela é normal ou seca.


Cada pele merece um cuidado especial

Toda pele necessita de cuidados para manter-se jovem, saudável e bonita. A limpeza, a tonificação, e a hidratação são etapas importantes em qualquer tratamento do rosto. Para você não errar na hora de comprar seus produtos, preste atenção nestas dicas:

A pele normal é o tipo de pele que todos gostaríamos de ter, pois significa que o nosso órgão (a pele) está funcionando equilibradamente. Contudo, devido à sua predisposição a tornar-se seca, convém evitar produtos que favoreçam ou desencadeiem esse ressecamento.
As loções tônicas são indicadas para todos os tipos de pele, ao passo que as loções adstringentes são mais indicadas para a pele oleosa, pois estabilizam a oleosidade e fecham os poros.
Verifique a dosagem de álcool contida no produto. O excesso de álcool desidrata as células, provocando o ressecamento da pele. Por isso, quanto menos álcool entrar na formulação do produto, melhor.



Os hidratantes na forma de creme são ideais para a pele seca, pois o creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Já os hidratantes à base de gel ou de textura fluida, livres de óleo, são indicados para as peles oleosa ou mista, pois permitem que a pele respire, uma vez que não obstruem os poros, evitando assim o aparecimento de cravos e espinhas.



A pele mista talvez seja o tipo mais comum e, por isso, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde é mais oleosa.

Seja qual for o tipo de pele ou o tratamento que esteja sendo realizado, não se deve esquecer que a alimentação exerce um papel muito importante e uma alimentação rica em fibras e vitaminas não faz mal a ninguém.

Comentários
1 Comentários

1 comentários :

Anônimo disse...

Coisas que toda garota deve saber. Créditos ao livro?

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails