
O tipo de pele do rosto pode ser facilmente identificado com uma observação atenta, especialmente dos poros.
Existem quatro tipos de pele:
Normal - A pele normal não é nem oleosa e nem seca e se caracteriza por uma textura suave e delicada, apresentando raros problemas. Todavia, tem uma tendência natural a tornar-se seca com o envelhecimento ou devido a fatores ambientais.
Oleosa - A pele oleosa é espessa e os poros são dilatados. A oleosidade é causada pelo excesso de atividade das glândulas sebáceas. A pele oleosa tem grande tendência a desenvolver a acne, contudo não tem tendência a apresentar rugas. Como os cabelos são um acessório da pele, as pessoas com pele oleosa normalmente também têm cabelos oleosos.
Seca - A pele seca normalmente é fina e muito sensível, os poros são pequenos e irrita-se com facilidade. É uma pele áspera, sem brilho e com pouca elasticidade. Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas, condições ambientais que favoreçam o ressecamento da pele (ar seco, sol em excesso, frio, etc.) e o envelhecimento natural. As pessoas com pele seca têm grande tendência a desenvolver rugas, mas não a acne. Com o envelhecimento a pele tende a ficar ainda mais seca. Como os cabelos são um acessório da pele, as pessoas com pele seca normalmente também têm cabelos secos.
Mista - A pele mista consiste de regiões oleosas - zona T: testa, nariz e queixo - e de regiões em que ela é normal ou seca.
Cada pele merece um cuidado especial
Toda pele necessita de cuidados para manter-se jovem, saudável e bonita. A limpeza, a tonificação, e a hidratação são etapas importantes em qualquer tratamento do rosto. Para você não errar na hora de comprar seus produtos, preste atenção nestas dicas:
A pele normal é o tipo de pele que todos gostaríamos de ter, pois significa que o nosso órgão (a pele) está funcionando equilibradamente. Contudo, devido à sua predisposição a tornar-se seca, convém evitar produtos que favoreçam ou desencadeiem esse ressecamento.
As loções tônicas são indicadas para todos os tipos de pele, ao passo que as loções adstringentes são mais indicadas para a pele oleosa, pois estabilizam a oleosidade e fecham os poros.
Verifique a dosagem de álcool contida no produto. O excesso de álcool desidrata as células, provocando o ressecamento da pele. Por isso, quanto menos álcool entrar na formulação do produto, melhor.
Os hidratantes na forma de creme são ideais para a pele seca, pois o creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Já os hidratantes à base de gel ou de textura fluida, livres de óleo, são indicados para as peles oleosa ou mista, pois permitem que a pele respire, uma vez que não obstruem os poros, evitando assim o aparecimento de cravos e espinhas.
A pele mista talvez seja o tipo mais comum e, por isso, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde é mais oleosa.
Seja qual for o tipo de pele ou o tratamento que esteja sendo realizado, não se deve esquecer que a alimentação exerce um papel muito importante e uma alimentação rica em fibras e vitaminas não faz mal a ninguém.
